2.4.3. Promover a mudança

Descrição das atividades de aprendizagem

Metodologia

Duração (minutos)

Material necessário

Esta atividade visa promover a cidadania ativa, através de uma educativa que ajuda os participantes a encontrarem problemáticas sobre as quais podem agir no quadro da sua comunidade.

Presencial:

Entregar a cada formando uma folha na qual está desenhada uma árvore com raízes, tronco, ramos e folhas. Em seguida, pedir que escrevam no tronco uma questão, problema ou causa que seja do seu interesse (igualdade de género, alterações climáticas, pobreza). Depois, pedir que identifiquem as origens do problema — raízes — e os seus efeitos — tronco e folhas. 

Pedir aos formandos para partilharem oralmente o conteúdo das suas árvores com os colegas.

Explicar a importância de agir e promover mudanças, incentivando os formandos a refletir sobre as medidas que levariam a cabo para lidarem com a causa que escolheram.

Para concluir a atividade, numa discussão de grupo, colocar as três questões seguintes:

• Como posso ser um promotor de mudança nos tópicos escolhidos?
  • Quais são as competências que possuo que podem fomentar o processo de mudança?

Existem grupos ativos na minha comunidade que atuam sobre esta causa?

60 minutos

Pode adaptar o seguinte modelo de árvore:

toolkit diagrams.pdf (advocatesforyouth.org) (conteúdo em língua inglesa)

Online:

Disponibilizar aos formandos um documento na qual está desenhada uma árvore com raízes, tronco, ramos e folhas. Em seguida, pedir que escrevam no tronco uma questão, problema ou causa que seja do seu interesse (igualdade de género, alterações climáticas, pobreza). Depois, pedir que identifiquem as origens do problema — raízes — e os seus efeitos — tronco e folhas. 

Formar grupos e distribuí-los por salas virtuais, para partilharem as suas árvores.

Explicar a importância de agir e promover mudanças, incentivando os formandos a refletir sobre as medidas que levariam a cabo para lidarem com a causa que escolheram.

Para concluir a atividade, numa discussão de grupo, colocar as três questões seguintes:

• Como posso ser um promotor de mudança nos tópicos escolhidos?
  • Quais são as competências que possuo que podem fomentar o processo de mudança?

Existem grupos ativos na minha comunidade que atuam sobre esta causa?

60 minutos

PC, tablet ou smartphone com ligação à Internet

Pode adaptar o modelo de árvore seguinte: Link  (disponível em língua inglesa)